8 de novembro de 2015

A primavera feminista floresce em Curitiba!








Bruna Ornellas

Neste sábado, cerca de mil pessoas, em sua maioria mulheres, tomaram as ruas de Curitiba pra denunciar o machismo e exigir o arquivamento do Projeto de Lei 5069, que dificulta ainda mais o atendimento às vítimas de estupro. As milhares de vozes ecoaram na Marechal Deodoro, Rua XV de Novembro e Boca Maldita palavras-de-ordem defendendo a legalização do aborto e o Fora Cunha (PMDB-RJ).

A manifestação surpreendeu positivamente não só pelo número de pessoas, mas principalmente pela garra, disposição de luta e de organização que aquelas jovens, trabalhadoras, negras e LBTs demonstraram. A passeata refletiu também o processo de ascenso do movimento feminista que ocorre em todo o país. As avenidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Sul também estremeceram com a primavera feminista.

É preciso ganhar outros setores para a defesa dos direitos das mulheres e construir uma ampla unidade de ação para derrotar Eduardo Cunha. A dinâmica política e a situação econômica do país exigem que trabalhadores e juventude se posicionem. Só há uma forma de Cunha cair: tomando as ruas. Infelizmente, há um acordo entre Dilma e a bancada fundamentalista desde 2010, quando a presidente assinou a ‘Carta ao Povo de Deus’, um retrocesso nas exigências das mulheres e demais setores oprimidos.
Hoje esse ‘acordão’ é o que impede Cunha de ir pra cadeia, mesmo sendo investigado na Lava-Jato e ter milhões de dólares não declarados na Suíça. Em nome da governabilidade pode tudo: mulheres pobres, trabalhadoras e negras continuarem morrendo, a pílula ser proibida e o aborto permanecer ilegal. Por isso, somos contra Cunha, mas também contra Dilma, Temer, Aécio, Richa e todos aqueles que atacam as mulheres, seja através do ajuste fiscal ou retirando seus direitos reprodutivos e históricos.
Que essa primavera floresça muito e continue colocando na pauta do dia a luta política a favor da classe trabalhadora e de todos oprimidos. Os de cima se arrependerão de levantar as mãos pra nós. É hora do revide!
Dica de música: Maria da Vila Matilde –Elza Soares, uma bela canção de uma forte mulher negra e excelente artista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores