14 de junho de 2014

Estado Espanhol: Chega de monarquia! Referendo já para que o povo decida!

Escrito por Corriente Roja – Seção da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional, no Estado Espanhol.




O rei Juan Carlos abdicou nesta manhã [03/06] e o governo já prepara a transmissão da coroa ao herdeiro, para proclamá-lo rei em uma sessão solene do Poder Judiciário nos próximos dias.
Rajoy, como bom lacaio, apresentou Juan Carlos como o artífice e vanguarda do que eles chamam democracia espanhola. Pouco mais tarde, Rubalcaba, em nome do PSOE, repetiu os mesmos elogios de Rajoy. O UPyD (Unión Progreso y Democracia) somou-se ao coro. E, é claro, não faltaram os dirigentes da CCOO (Comisiones Obreras, confederação sindical espanhola) e da UGT (Unión General de Trabajadores).
A abdicação é uma tentativa desesperada de resguardar a monarquia, carcomida pela corrupção, e máxima representação de um regime que nunca foi tão questionado como agora. Os resultados das eleições europeias deram outro grande empurrão em sua crise, ao  golpear em cheio o PP e o PSOE, os dois grandes partidos do regime e seus principais apoios.
Rajoy e Rubalcaba, aterrados frente à resposta que imaginam que virá, já pedem calma e a manutenção da normalidade. Mas este é justamente o momento de todos saírem às ruas. É o momento de dar um cheque mate na monarquia. O que parecia impossível até pouco tempo, agora pode se converter em realidade.
Saudamos o chamado de IU [Esquerda Unida], Podemos, da esquerda nacionalista e outras forças para sair às ruas e exigir um referendo vinculante sobre a monarquia, que permita ao povo derrubar esta instituição reacionária.
É hora de livrarmo-nos da monarquia. É também hora de exigir a demissão do governo Rajoy, totalmente deslegitimado nestas eleições. É hora de por em pé um processo constituinte que respeite o direito das nacionalidades, apoie-se na mobilização e na organização popular e mude completamente as bases desta à qual chamam "democracia, mas não é".
Todos às ruas! Fora monarquia! Referendo já!

Anti-monarquia na Copa
O sentimento anti-monarquia também se expressa na torcida espanhola na Copa do Mundo. Na imagem abaixo, torcedor espanhol segura camisa com as cores da 3ª República:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores