26 de fevereiro de 2014

Moção de apoio a greve dos motoristas e cobradores do transporte de Curitiba e Região Metropolitana

PSTU de Curitiba
Declaramos nosso apoio e solidariedade à greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Entendemos que a luta desses trabalhadores é justa e necessária, todos os dias eles prestam um serviço que é essencial a sociedade e por isso merecem ser mais valorizados.

Em todo o país o sistema de transporte público é caótico e de péssima qualidade, isso ocorre por que ao longo dos anos os governos municipais [em algumas cidades com apoio dos governos estaduais] adotaram uma política de favorecimentos aos grupos empresariais que dominam o transporte com o único objetivo de acumular fortunas. O sistema de transporte privado que serve apenas aos interesses dos empresários já demonstrou que está falido, demonstrou também que o lucro está acima da responsabilidade de oferecer um transporte público digno e barato para os trabalhadores e jovens.

Em Curitiba, quatro empresas dominam o transporte há muito tempo, são empresários que possuem trânsito e influência política na prefeitura municipal, na câmara de vereadores e no poder judiciário. Estão enriquecendo através da exploração do trabalho de motoristas e cobradores, as custas da população que paga as passagens e as custas do dinheiro público que sai dos cofres da prefeitura e do governo estadual para subsidiar a tarifa.

Nem Beto Richa e nem Gustavo Fruet estão do lado do povo trabalhador. Ambos continuam governando conforme os interesses dos empresários. Não podemos confiar nesses políticos que sempre representaram [e representam] os interesses das elites da cidade. Durante as jornadas de junho em 2013 muito se prometeu e nada se cumpriu.

Todo apoio a greve dos cobradores e motoristas! Exigimos que os empresários atendam as reivindicações imediatamente! Unir a luta pela redução da tarifa com a luta dos trabalhadores do transporte! Reduzir a tarifa para R$ 2,25 já! Passe livre já! Romper os contratos com as empresas do transporte! Estatização do sistema de transporte público sob controle dos trabalhadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores