15 de agosto de 2012

Saúde terceirizada em Curitiba

Serviços como retirada de pacientes, contratação de motoristas, socorristas, logística e manutenção serão terceirizados pela Ecco-Salva. Os custos que ficarão por nossa conta, os trabalhadores, serão de 5,8 milhões de reais durante o primeiro ano de contrato. 

Segundo o superintendente da Secretaria Municipal da Saúde, Wagno Rigues, nada vai mudar porque, na prática, os trabalhos dos médicos do SAMU já eram privatizados nos Hospitais Evangélico, Cajuru, de Clínicas e Cruz Vermelha. 

Alguém poderia pensar que a prefeitura vai economizar com a terceirização, mas a resposta foi muito clara: “Não fizemos um cálculo ainda...”, declarou em entrevista ao Paraná Online, o superintendente da saúde sobre a terceirização. 

A prefeitura argumenta que os serviços do SAMU já são privatizados e devem ser regulamentados. Mas, se Ducci tivesse real interesse em resolver o problema do SAMU deveria abrir concursos públicos para contratação de profissionais, realizar licitações para compra de ambulâncias e equipamentos e, obviamente, construir mais unidades de saúde e hospitais.

Para a prefeitura incompente de Luciano Ducci (PSB), consequente com as ideias do PSDB de Beto Richa e FHC, é mais fácil terceirizar serviços, porque o governo não deve se comprometer com a população que paga impostos e não tem garantia nenhuma de receber atendimento básico de saúde, sobretudo em casos de emergência. 

Por isso defendemos: 

  • Licitação para compra de materiais, veículos e equipamentos; 
  • Reversão de todos os contratos que privatizam equipamentos e serviços de saúde; 
  • Concurso público para todos os profissionais da saúde; 
  • Construção de hospitais e unidades de saúde na periferia de Curitiba; 

Fontes:

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/567756/?noticia=ECCO+SALVA+ASSUME+SERVICOS+DO+SAMU 

http://www.sismuc.org.br/noticias.asp?id=1856&id_cat=1 

http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000463089 

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1182814&tit=Ecco-Salva-assumira-alguns-servicos-do-Samu-em-Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores