5 de julho de 2012

Minicurso de Introdução ao Marxismo


O Sinditest-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná) está organizando um Minicurso de Introdução ao Marxismo combinado com a exibição de um filme. Reproduzimos aqui a nota do Sinditest-PR:

Cinema de greve e formação política: minicurso de “Introdução ao marxismo”

Publicado em 04/07/2012 por Sinditest
Na próxima segunda-feira, 9 de julho, realizaremos a primeira sessão de cinema da greve, voltada para a formação sindical e política.
A atividade foi aprovada na reunião desta semana do Comando Local de Greve.
A partir de agora, o período da tarde das segundas-feiras será destinado para essas atividades. Os interessados em colaborar podem escolher seus filmes ou documentários favoritos e preparar uma breve exposição, palestra ou minicurso para motivar o debate após a exibição do vídeo.
Para inaugurar a sessão, faremos um minicurso (duração estimada de três horas) de introdução ao marxismo, combinado com a exibição do documentário “Nanook, o esquimó”.
Formação política: introdução ao marxismo
Muitas das correntes e partidos políticos que atuam nos movimentos sociais, nos sindicatos, no movimento estudantil e popular reivindicam o marxismo e o socialismo. Não é para menos. No século XX, ao menos três grandes revoluções foram feitas sob essas bandeiras: as revoluções russa (1917), chinesa (1949) e cubana (1959). Toda a história do século XX está atravessada pelo destino dessas revoluções, seu nascimento, evolução e morte.
Compreender o marxismo é fundamental para que possamos nos localizar politicamente nos acontecimentos do nosso tempo. Vivemos ainda numa época histórica caracterizada por guerras, crises e revoluções, como dizia Lenin – a chamada “época imperialista”, de predomínio do capital financeiro.
Vimos recentemente as guerras de invasão do Iraque e do Afeganistão pelos EUA, o agravamento da crise econômica mundial, que ameaça transformar-se numa recessão ou depressão como a de 1929, e o renascimento de grandes revoluções, como a Primavera Árabe (as revoluções atuais do norte da África e Oriente Médio). E estamos vendo como os bancos e transnacionais controlam toda a economia mundial e submetem países e continentes inteiros aos seus interesses, a exemplo dos países periféricos da zona do euro (Grécia em particular), que estão sendo estrangulados para “salvar” os mesmos bancos que saquearam os cofres públicos desses países. Tudo de acordo com a descrição feita por Lenin em 1916, pouco antes da Revolução Russa, ainda sob a Primeira Guerra Mundial.
Mas, afinal de contas, o que é o marxismo?
Há muitas formas de responder a essa pergunta. No minicurso apresentaremos a resposta que se tornou mais comum a partir dos trabalhos de Lenin e Plekhanov.
Abordaremos apenas um aspecto da concepção de mundo de Marx: sua compreensão sobre a evolução dos acontecimentos históricos, conhecida como “concepção materialista da história” ou “materialismo histórico”. Como se trata de um minicurso de introdução, não trataremos da teoria econômica marxista ou das concepções filosóficas de Marx e Engels (a dialética, por exemplo).
Finalmente, apresentaremos uma lista de 10 obras fundamentais para os iniciantes.
A concepção materialista da história será apresentada em conexão com a análise de uma forma específica de sociedade, que denominamos hoje “sociedade primitiva”. Aqui entra o documentário sobre a vida dos esquimós.
Nanook, o esquimó
Este documentário mostra a vida dos esquimós. Foi produzido em 1922 e é considerado o primeiro documentário antropológico da história do cinema.
Após a exibição do filme, analisaremos a maneira como o próprio Marx se referia à sua concepção da História, num trecho muito conhecido do prefácio de seu livro “Contribuição à crítica da economia política”, escrito em 1859.
O objetivo do minicurso é familiarizar os ativistas com os conceitos fundamentais do pensamento de Marx e Engels, motivando assim a leitura de suas obras.
Anote na Agenda:
Minicurso de Introdução ao Marxismo
Local: ANFI-100 (Ed. Dom Pedro I, reitoria, UFPR)
Data: segunda-feira, 9 de julho
Horário: 14h
Participação: Livre
Duração: 3h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores