25 de junho de 2012

Nota de apoio do PSTU aos moradores do Tatuquara


Moradores do Tatuquara
bloqueiam rua em protesto
Em primeiro lugar, gostaríamos de externar nossa indignação contra o descaso do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), em relação os moradores que vivem nos bairros de periferia da Cidade, principalmente com os habitantes dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo do Santana que sofrem com a diminuição da frota de ônibus na região. Desde o início do ano, os ônibus passam pelos bairros apenas em horários de maior movimento não atendendo à demanda dos moradores que precisam dessas linhas de ônibus em circulação durante todo o dia.


A população também não teve a efetivação da promessa do prefeito que, no início do ano, prometeu a destinação de 43 milhões de reais em obras no Campo do Santana, Tatuquara e Caximba. Essa promessa foi conquistada pelos moradores que, depois de vários protestos, conseguiram marcar uma audiência pública reivindicando melhores condições de vida, como a construção de ruas e sua manutenção, a criação de um terminal de ônibus, além de uma central de atendimento médico. Mas, infelizmente, nenhuma dessas demandas que foram assinadas pelo nosso atual prefeito foi de fato atendida, segundo Ducci "Essa região do Tatuquara vai passar por uma grande transformação. São grandes investimentos que irão mudar a realidade dos moradores que vivem aqui nessa área". E, de fato, a população está mesmo passando por uma grande transformação, mas uma transformação nos horários que pegam o ônibus para ir trabalhar, ir à escola, ir ao médico, pois os moradores desses bairros vêm sofrendo há anos com a falta de asfalto, com a falta de saneamento básico, com a falta de calçadas, com a falta de posto médico, e agora vem sofrendo essa grande transformação que dificulta a saída e a volta dos moradores ao bairro.
Por essas e por outras questões, o PSTU apoia a luta dos moradores contra essa política que tudo promete e que nada cumpre. Apoiamos a atividade que ocorreu nessa manhã de segunda-feira em que os moradores do Tatuquara fecharam a Rua Delegado Bruno de Almeida, em protesto por pavimentação adequada e reivindicando que as linhas de ônibus Pompéia e Caximba, que encerram suas atividades às 7:45 em dias úteis, no terminal do Pinheirinho, tenham sua frota aumentada, que passem pelos bairros tanto nos dias úteis como nos finais de semana e feriados durante todo o dia.
Apoiamos também que os moradores se organizem para reivindicar seus direitos, junto ao PSTU e junto à CSP-Conlutas.

Mais fotos:
Moradores reivindicam volta da linha de ônibus
Manifestantes queimam pneus e bloqueiam ruas


Avanilson Araújo (PSTU) presta solidariedade ao manifestantes
Ruas bloqueadas pelos manifestantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores