11 de junho de 2012

Liberdade de imprensa: PSB move ação contra blog Lado B


Reproduzimos abaixo a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Sindijor-PR, acerca da ação movida pelo PSB contra o blog Lado B, da jornalista Thea Tavares. 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) vem a público repudiar a tentativa de cerceamento à liberdade de expressão que representa a ação movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra o blog Lado B, da jornalista e ex-diretora do Sindijor-PR, Thea Tavares.
O fato de o blog ter publicado textos e imagens a respeito do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, de seu grupo político e de seus parceiros de poder, em momento no qual o atual administrador público exerce seu mandato, utilizando para ilustrar esse fato imagens distribuídas pela própria prefeitura –a agência municipal de notícias disponibiliza imagens para meios de comunicação–, faz parte do direito à crítica da profissional jornalista e de qualquer cidadão. No caso, Thea postou imagens de Ducci com Derosso, com Beto Richa, os três juntos, e, ironizando, postou a frase: “Em Curitiba tudo é para a Família: do Beto, do Ducci, do Derosso, do Taniguchi…”.
No mais, não há como negar a proximidade do prefeito com os personagens citados na postagem que o PSB exige que seja retirada do ar.
Thea é uma jornalista experimentada e produz jornalismo de qualidade. O blog Lado B é uma experiência que dura mais de dois anos e sua intenção, ao criar o espaço, é mostrar o outro lado da notícia. Ao longo desse período, o blog nunca foi processado, tampouco sua proprietária responde a ação por conta de opiniões e notícias postadas. Essa é a primeira tentativa de cercear o espaço na rede mundial de computadores e o Sindicato dos Jornalistas não poderia ficar calado diante desse ataque.
Blogs são espaços que contribuem para a ampliação da pluralidade da mídia, pela emissão de diferentes vozes e pela produção do jornalismo independente e crítico, que hoje tem nesses canais um de seus espaços de expressão.
O Sindijor-PR defende a democratização da comunicação e a liberdade de expressão, além de combater o flagelo da concentração dos meios de comunicação. Todo o nosso apoio à Thea Tavares e aqueles que têm a liberdade de expressão atacada.
Direitoria do Sindijor-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores