29 de abril de 2012

Exibição do filme "O Sal da Terra"


Dia 05/05/12, sábado, às 16h30, 
na sede do PSTU Curitiba, exibição do filme: 

O SAL DA TERRA
(Salt of the Earth, 1954)


Um filme banido nos EUA
Este filme foi banido dos EUA em 1954, num período conhecido como macartismo, em que milhares de americanos foram perseguidos e investigados sob a ameaça de serem comunistas, numa clara criminalização das organizações dos trabalhadores.

O roteirista do filme, Michael Wilson, e seu diretor, Herbert Biberman, tiveram seus nomes incluídos em uma famigerada lista de Hollywood sob a acusação de defenderem pontos de vista comunistas em suas obras cinematográficas.
O Sal da Terra conta a história de mineiros latino-americanos que lutam para terem os mesmos direitos de seus colegas anglo-americanos, nas minas do Novo México. Eles iniciam uma greve por melhores condições de trabalho e por melhores salários, mas são fortemente reprimidos pela polícia, sendo obrigados a voltar ao trabalho. No entanto, para surpresa dos patrões, a luta é continuada pelas esposas dos mineiros que se enfrentam com a repressão policial.


O filme desperta importantes questões sobre a repressão dos trabalhadores, o machismo, a organização das mulheres e a possibilidade de vitória através da luta.


Venha assistir conosco! 

Ficha técnica:
Título Original:  Salt of the Earth
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 94 minutos (1h34min)
Ano de Lançamento:  1954
Direção:  Herbert J. Biberman
Elenco: Will Geer, David Wolfe, Mervin Williams, David Sarvis, Rosaura Revueltas, E.A. Rockwell, William Rockwell , Juan Chacón, Henrietta Williams, Ángela Sánchez, Clorinda Alderette, Virginia Jencks, Clinton Jencks, Joe T. Morales, Ernesto Velázquez, Charles Coleman, Víctor Torres, Frank Talevera, Mary Lou Castillo,Floyd Bostick, E.S. Conerly, Adolfo Barela, Albert Munoz, Elvira Molano.

SEDE DO PSTU: Av. Luiz Xavier, 68 sala 608 – Edifício Tijucas – 6º andar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores