30 de março de 2012

Opinião: Dia do Basta em Curitiba - Trabalhadores Contra a Corrupção


Olá companheiro indignado. Nós, do PSTU, queremos falar com você.

Há muito tempo, debatemos em nossa sociedade o problema da corrupção e, neste dia de luta, é necessário mantermos o debate. A corrupção existe de diversas formas em nosso país, mas, a mais frequente é o desvio de dinheiro público para benefícios privados. Antes de qualquer argumentação, é necessário lembrarmos que o sistema financeiro capitalista e a corrupção andam de mãos dadas. É a lógica capitalista, defensora do consumismo e do enriquecimento a todo custo, que causa a corrupção, uma vez que, políticos corruptos não desviam amor, alegria, sentimentos: os políticos corruptos desviam DINHEIRO.

Esse dinheiro público que os corruptos desviam é proveniente dos impostos pagos por todos nós. É fato que os impostos são muito excessivos e que a arrecadação deve ser repensada, mas engana-se aquele que pensa que diminuí-los é uma maneira eficaz de acabar com a corrupção. Os impostos não são o problema, pois eles são necessários para a economia do país. O problema está em como são aplicados os bilhões de reais arrecadados. Muitos brasileiros ainda sonham com o modelo de arrecadação tributária dos EUA, pensando que pagar menos impostos nos traz somente benefícios, mas, na prática, não é bem assim. Um bom exemplo é o nosso Sistema Único de Saúde que, apesar de seus diversos problemas, simplesmente não existe nos EUA. Lá, se você ficar doente e não tiver dinheiro para pagar um plnao de saúde privado, ficará sem qualquer tipo de assistência.

Para construir o “Dia do Basta” aqui em Curitiba, nós do PSTU, nos prontificamos para participar ativamente e ajudar a construir a Marcha. Tentamos conversar com os organizadores da Marcha para oferecer nossa ajuda, mas fomos impedidos de comparecer, ao ato do dia 21 de Abril, com nossas bandeiras. Ou seja, se quisermos participar, não poderemos nos identificar. 
Sempre estivemos ativos em todas as lutas que se deram em nosso estado, especialmente nas lutas contra a corrupção, como o caso do Vereador João Claudio Derosso (PSDB), ex-presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, na época em que vieram à tona vários escândalos de ilegalidades, quando ele ainda ocupava a presidência da casa.

Quem somos nós?

Existe um grande descrédito nos políticos e nos partidos em geral. Nós compreendemos isso e também rechaçamos os partidos corruptos e os políticos que fazem tudo por dinheiro. Mas não podemos concluir que, para criticar esses partidos, a saída é negar o direito das pessoas de se organizarem partidariamente. Nem todos os partidos são corruptos.

Nós não temos nada a ver com os grandes partidos e os deputados que aumentaram seus próprios salários. Há alguns, bem poucos é verdade, que defendem um projeto alternativo de sociedade. O PSTU é um deles.

Somos um partido socialista e revolucionário, composto por jovens e trabalhadores que querem lutar pela construção de um mundo melhor livre da exploração e da opressão. Se você, indignado, quer uma sociedade diferente, e sabe da importância de lutar por isso, venha nos conhecer, pois não somos um partido como os outros: lutamos em defesa dos trabalhadores!

3 comentários:

  1. Eu sou um dos organizadores do dia do basta e tenho muito respeito ao seu partido e o que fazem pelo povo. Não os impeça de participar pois sua ajuda e bem vinda. A única coisa que peço e que todos sejamos Brasil neste dia. Muitos tem a mesma fidelidade a um partido quanto a um time de futebol e isso pode gerar violência e a minha preocupação não e com vocês e sim com outros. Seria hipocrisia achar que em nenhum partido existe corruptos. E a essas pessoas que combatemos. E seria igualmente hipócrita levantar bandeiras em ano eleitoral. Por isso peço, sejamos brasileiros nesse dia. Eu os respeito então respeitem o objetivo da marcha e juntem—se a nós. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com Rafael, não INTERESSA qual partido seja, não INTERESSA qual ideologia você defende, o dia do basta é uma manifestação da população e apartidária, antes de serem do partido vocês já nasceram cidadãos e são bem vindos como tais, mas divulgação de partido nenhum deve ser tolerado!

    ResponderExcluir
  3. O basta corrupção, devia ser basta a impunidade. Os maiores culpados ou sócios da corrupção e do crime compensa, é este judiciário estar muito distante do significado da palavra justiça, e muito próximo do significado da palavra parasita da sociedade. Faltou o Jaime Lerner e sua organização criminosa neste "protesto" pedindo punição JÁ!!! Rafael Frota, Marcos Vitela veja no blog mataalheiamamatanossa.blogspot.com Porque eu tenho vergonha de pensar como vocês. Deviam estar homenageando o Joaquim Barbosa, e Eliana Calmon e todos os juízes honestos do Brasil que apoiam a luta deles.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião!

Marcadores